PTEN

1. Samuel Rama, Desejo #1, 2023, desenho sobre papel de algodão, 76×56 cm

Os trabalhos apresentados na exposição intitulada “INSPIRARE” partem da admiração incondicional pelas árvores, pela sua estrutura rítmica, densidade e simultaneamente capacidade de nos impelir a uma ação serena, lenta, mas seguramente mais produtiva.
A bela expressão latina inspirare, tanto designa a necessária e vital introdução de ar nos pulmões que caracteriza o ritmo primordial da respiração, como pode implicar o ato de sentir, incutir, influir. Isto significa que para além do seu sentido vital e primordial, inspirar contém em si um potencial estético com ramificações importantes na edificação da ética e da política que convém cuidar. Movimentos como o da confiança, do respeito, de incitação ao ânimo, do amor, do entusiasmo, da reflexão e do saber receber dependem da inspiração que é uma forma de excitação sensível e intelectual, um estado de atenção importante para pensar e agir.
A exposição apresenta desenhos, pinturas e esculturas que tentam indagar sobre a noção de árvore, floresta, pedra, fóssil, mas fundamentalmente terra e corpo.

Subscrever newsletter
A Galeria 111 usará as informações fornecidas neste formulário para entrar em contato com você e fornecer atualizações e marketing.
Subscrever newsletter
Subscribe newsletter
WE RESPECT YOUR PRIVACY.
Subscribre newsletter