
Urbano Biombos e Outras Janelas #23 2015 técnica mista sobre madeira 59,5×59,5 cm
A exposição tem como eixo dois biombos tendo cada um, na frente, imagens de panos estampados, sempre visíveis do exterior da galeria, que escondem e protegem os motivos revelados no verso, os quais por sua vez se relacionam e anunciam as obras que os acompanham.
Como numa sonata, são três os tempos que constituem esta exposição. Somos recebidos no primeiro, o que acolhe o biombo com elementos vegetais no verso.
Uma gama cromática rica e luminosa conduz-nos por flores, frutos e árvores, onde na última um livro aberto anuncia o segundo tempo.
Este é um momento de suspensão acentuado pela paleta que agora é contida e reduzida quase só a amarelos. Habitado por livros e leitores introduz-nos assim o elemento humano que vamos encontrar no terceiro tempo.
É nele que reside o segundo biombo, onde uma figura feminina, flutuando no seu painel central, estabelece um diálogo com as restantes obras, todas retomando a paleta do tempo primeiro.
Três tempos, sem tempo nem lugar, ou talvez em Novembro e voltamos a sentir os perfumes da primavera para deleite e reflexão.