Warning: Creating default object from empty value in /home/customer/www/111.pt/public_html/wp-content/themes/g111/framework/redux/redux-core/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Aurora | Desenhos e outros materiais - Galeria 111
PTEN

Pedro A.H. Paixão, Il pentito, 2018, lápis de cor sobre papel, 103,5 x 75,4 cm

A presente mostra – uma instalação constituída por desenhos e outros materiais, assim como pelo regresso à arte hoje moribunda do retrato – abre um novo ciclo de trabalho na produção de Pedro A.H. Paixão, um desenvolvimento dos seus estudos recentes sobre a África Central e a pintura popular de intervenção política congolesa. Partindo de uma série de documentos familiares e da interrogação sobre o silêncio que eles carregam, o artista apresenta alguns resultados de estudos seus sobre a complexa história que deu lugar ao Estado angolano. Um trabalho através do desenho, concentrado aqui em pensar parte dessa longa e atribulada aurora, desde meados do século XIX, altura em que uma burguesia angolana nascente, que sonhava a independência política, fora esmagada por campanhas de difamação, estratégias mercantis autónomas e ações militares portuguesas. Acontecimentos estes que, ante a quebra do domínio do Brasil e do Oriente, agravaram a conhecida espoliação, também espiritual, ainda em curso, já antes desenvolvida pelo tráfico atlântico e pelas diversas missões cristãs.

Ambientados numa dimensão onírica, que sugere o género film noir americano e o universo secreto da cosa nostra siciliana, os trabalhos apresentados nesta instalação reportam-nos à intensidade arrebatadora, mas hoje adormecida, que dominou aquela demorada aurora.

Subscrever newsletter
A Galeria 111 usará as informações fornecidas neste formulário para entrar em contato com você e fornecer atualizações e marketing.
Subscrever newsletter
Subscribe newsletter
WE RESPECT YOUR PRIVACY.
Subscribre newsletter