PTEN

Fátima Mendonça A Cura – Operação ao cérebro 2014 Aguarela e lápis sobre papel 25,5×28,5 cm

No ano em que completa 50 anos de idade Fátima Mendonça apresenta uma nova exposição a que chama “A Cura”. Nos desenhos e nas telas a artista dá-nos explicações para o que se vai passar – uma operação de cérebro aberto da Maria de Fátima. Temos a ficha técnica com a idade, tempo da duração da intervenção e até uma opinião pouco favorável. Estes trabalhos mostram-nos um cérebro aberto na parte posterior donde saem todos os males, muitos corações, onde há mãos que rezam e até uma imagem da Nossa Senhora de Fátima. E há também a preocupação com o lado prático – para disfarçar a costura uma bolsa tricotada.

As suas frases ajudam-nos a perceber o que se vai passar – Anda agora, deita cá para fora a tristeza! – Criancices! Criancices! Ideias absurdas, sonhos! Penteado moderno para disfarçar a bolsa – bolos de mãe a decorar – Encrustar no cérebro a Nª. Srª. de Fátima – Tentativa 207 O Medo – Possível tratamento da Maria de Fátima – anda agora, deita para cá para fora !! – Tirar os males tão amados – Os corações doentes – O inconveniente da operação é que ao limpar-se o cérebro dos males vai misturada a fé, as esperanças.
Será que vai ficar curada? Seja como for, os seus medos e a sua necessidade de redenção serão sempre a sua energia criativa.

Subscrever newsletter
RESPEITAMOS A SUA PRIVACIDADE.
Subscrever newsletter
Subscribe newsletter
WE RESPECT YOUR PRIVACY.
Subscribre newsletter